Clube



SAMPAENSE BASKET é uma secção da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense que foi criada estatutariamente no ano de 2005, tendo por objectivo acompanhar e desenvolver mais a modalidade dentro da Instituição SRLS.
Ainda sob a égide da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense a modalidade “Basquetebol” teve o seu arranque com as primeiras inscrições na ABC (escalões de Minis, infantis e cadetes) no ano de 1993.
Na época de 95/96, foi criada a sua primeira equipa sénior que disputou o campeonato da 2ª divisão (antiga 3ª divisão). Na época 98/99 a equipa sénior classificou-se no 2º lugar, dando azo a que na época seguinte disputasse o primeiro campeonato da 2ª divisão A.
Na época desportiva 2000/2001 a sua equipa sénior chega ao primeiro patamar do basquetebol nacional ao atingir com todo o mérito a 1ª divisão nacional, vencendo a zona Norte na finalíssima, a 12 de Maio, ao bater em Aveiro o Galitos. Ainda no mesmo mês, mais concretamente a 18, o Sampaense faz história no seu concelho ao tornar-se Campeão Nacional da 2ª divisão ao vencer em Barcelos a Universidade dos Açores por um escasso ponto; momento marcante no historial da Instituição ao adquirir com brilhantismo o seu primeiro troféu.
Na época 2003/2004, mais concretamente a 12 de Junho, vence categoricamente o 1º Campeonato da Proliga em Sangalhos, depois de ter feito 2-0 em S.Paio de Gramaços, fazendo assim 3-0 (à melhor de 5 jogos), batendo nessa época um recorde de 19 vitórias consecutivas.
Na época 2004/2005, depois de se ter classificado na fase regular no segundo lugar e não perdendo qualquer jogo no seu reduto, passa ao play-off vencendo por 3-1 na final o Basket de Almada, tornando-se assim Bicampeão Nacional da Proliga.
Na época 2005/2006, classificou-se na 3ª posição da fase regular e disputou os play-off, atingindo assim a final onde veio a disputar com CP Esgueira vencendo os dois jogos em S. Paio de Gramaços para no fim de semana seguinte em Esgueira perder o 3º jogo e vencendo o 4º que lhe permitiu sagrar-se novamente Campeão Nacional.
Na época 2006/2007, o Sampaense Basket classificou-se na fase regular no segundo posto para nos play-off ultrapassar Sangalhos e Illiabum, chegando assim pela quarta vez consecutiva à final com o Vitória de Guimarães, onde foi vencido por 3-0, mas deixando uma boa imagem perante um digno vencedor.
Na época 2007/2008, o Sampaense Basket viveu a sua pior época desde que foi criada a Proliga, tendo-se qualificado para os play-off em 8º lugar, caindo aos pés do S. L. Benfica na primeira eliminatória dos mesmos.
Na época 2008/2009, o Sampaense Basket garantiu a subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, após ser finalista vencido por 3-1 frente ao Illiabum.
Na época 2010/2011, o Sampaense Basket foi vencedor do Grupo C do torneio António Pratas, perdendo depois nas meias-finais, mas no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 9º lugar na fase regular do campeonato.
Na época 2011/2012, o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista; perdeu então com a Académica de Coimbra pelo que não conseguiu chegar à final. No entanto, no final da época a equipa garantiu a permanência na LPB, conseguindo o 10º lugar na fase regular do campeonato.
Na época 2012/2013 o Sampaense Basket foi apurado para a Final 8 da Taça de Portugal, onde conseguiu ser semifinalista. Perdeu aí com o Benfica e não conseguiu chegar à final. No final da época a equipa garantiu a participação no play-off da LPB, conseguindo o 6º lugar na fase regular do campeonato e caindo nos quartos de final da competição frente à Académica de Coimbra.
Na época 2013/2014, o Sampaense Basket atingiu as meias-finais dos play-off da LPB, onde perdeu com o Benfica, tendo ficado em 3º lugar na classificação final. No torneio António Pratas, no inicio desta época, a equipa conseguiu marcar presença na sua primeira final oficial da LPB após derrotar a equipa do Benfica, perdendo depois na final frente à Ovarense.
O Sampaense Basket é também um clube formador, tendo cerca de 100 atletas inscritos em todos os escalões de formação. Tem treinadores qualificados e todos os demais meios humanos e materiais necessários para uma formação de qualidade. Prova disso é o facto do Sampaense Basket se encontrar certificado como Escola Portuguesa de Minibasquete. O Sampaense Basket conta com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, sem o qual não conseguiria desenvolver a sua actividade. O Sampaense Basket celebrou ainda protocolos com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e com o Município de Tábua, com vista ao desenvolvimento da modalidade. No final da época 2013-2014 organizou o “Sampaense Basket Campus”, um campo de treinos para aperfeiçoamento técnico dos jogadores de formação.

Palmarés:
2000/2001: Campeão Nacional da 2ª Divisão
2003/2004: Campeão da Proliga
2004/2005: Campeão da Proliga
2005/2006: Campeão da Proliga