domingo, 14 de novembro de 2010

Sampa vence Académica em Sub-14



Resultado final de 64 - 59, num jogo emocionante do princípio ao fim.

Minis 12 no Torneio de São Martinho nos Olivais

Muita entrega dos nossos minis nos jogos contra os Olivais e o Gafanha.
Obrigado aos Olivais pelo amável convite e pela simpatia com que nos receberam.

DAFB – DEPARTAMENTO AUTÓNOMO DE FORMAÇÃO DE BASQUETEBOL DO SAMPAENSE BASKET:

Devido a problemas com o servidor, o nosso anterior site (que estava disponível em www.dafb.sampaensebasket.com) encontra-se desactivado.
Optámos, por isso, por apostar em divulgar a nossa actividade através do presente blog, que tentaremos manter actualizado com informação sobre a actividade dos diversos escalões mas também com fotos e vídeos.
Aqui fica, para já, um pouco do nosso historial:

Em 2008 o Sampaense Basket criou o DAFB, Departamento Autónomo de Formação de Basquetebol do Sampaense Basket, com o objectivo de coordenar todo o trabalho da formação e de proporcionar aos jovens atletas todos os meios indispensáveis, quer humanos quer materiais, para uma prática da modalidade com exigência e qualidade.
Com efeito, foi criada uma nova estrutura autónoma, dentro da Secção de Basquetebol, virada exclusivamente para a formação: no topo dessa estrutura organizativa está o Coordenador Desportivo, responsável pela organização e funcionamento de todo o departamento.
Dispomos também de um Coordenador Técnico, responsável pelos diversos treinadores e pela qualidade dos treinos ministrados, possuidor de um Curso de Treinador de Basquetebol de Nível II.

Os treinadores são técnicos experientes e qualificados, tendo recebido formação adequada junto da Federação Portuguesa de Basquetebol. Na verdade, todos eles têm pelo menos o Curso de Treinadores de Basquetebol de Nível I ou superior.

Cada escalão tem um director de equipa responsável em termos organizativos e operacionais.

Temos também um responsável pela publicidade e marketing, que criou uma nova imagem para a formação, com um novo logótipo e um novo nome – SAMPA! É uma imagem forte, inovadora e jovem que, estamos certos, irá cativar os mais jovens.

Conseguiu-se o patrocínio inicial da prestigiada marca “ENRICO SILVANNI”, que providenciou os equipamentos necessários para a participação nas diversas competições.

Foi feito um esforço assinalável no que diz respeito à angariação de novos atletas, com acções promovidas junto das diversas escolas.

O Sampaense Basket/DAFB pretende que este seja um projecto de futuro, ou seja, que não se esgote num ou dois anos. O DAFB quer que a formação do basquetebol do Sampaense seja conhecida e respeitada pela sua qualidade, rigor e índice competitivo a nível distrital e nacional, tal como acontece actualmente com a equipa sénior.

Na verdade, o Sampaense tem conseguido alcançar desde há uns anos para cá, ao nível sénior, sucessivos e assinaláveis êxitos a nível nacional, como supra se referiu, pelo que se procura agora que tais êxitos se repercutam também nas camadas mais jovens.

O que nos move é a paixão pelo basquetebol e o desejo de que os nossos jovens tenham acesso a este magnífico desporto colectivo. Na verdade, o basquetebol é um dos desportos mais completos em termos de desenvolvimento psico-motor, tendo ainda importantes reflexos positivos em termos de integração e sociabilização.

Nessa época de arranque do projecto DAFB (2008-2009), o Sampaense Basket inscreveu cinco escalões, Minis 10, Minis 12, Sub-14, Sub-18 e Sub-20, que competiram em todas as provas distritais e inter-distritais.
Foram formados três árbitros e vários atletas foram convocados para as selecções distritais.
Pela primeira vez, o Sampaense Basket obteve a certificação de Escola Portuguesa de Minibasquete atribuída pela Federação Portuguesa de Basquetebol. O certificado de Escola de Minibasquete Portuguesa é um certificado de qualidade com validade anual, obtido em função de valores e princípios de organização e funcionamento. O certificado é um reconhecimento de que o Sampaense Basket possui os quadros humanos e técnicos e os recursos e atletas necessários para uma formação de qualidade.

Na época 2009-2010 o Sampaense Basket inscreveu novamente cinco escalões, com a novidade de ter inscrito pela primeira vez o escalão de Minis8. Assim, inscreveu Minis8, Minis10, Minis12, Sub-14 e Sub-18, tendo os mesmos participado, novamente, nos respectivos torneios e campeonatos distritais e inter-distritais.
Sempre preocupado com a questão dos recursos humanos, o DAFB formou, na presente época, mais três treinadores, os quais frequentaram o Curso de Treinadores de Nível I.
Mais uma vez, vários atletas do Sampaense Basket foram convocados para as selecções distritais.
Actualmente a formação do DAFB / Sampaense Basket conta com mais de 50 jovens atletas (dos quais cerca de metade são minis) e com cinco treinadores.
Pelo segundo ano consecutivo, foi requerido e concedido o estatuto de Escola Portuguesa de Minibasquete.
Na presente época, o DAFB/ Sampaense Basket,, face ao número de atletas actualmente existentes e respectivas idades, inscreveu nos escalões de Minis8, Minis10, Minis12, Sub-14 e Sub-18, estando a competir nos respectivos torneios e campeonatos distritais.